Tempo de leitura: 1 minuto
Nessa entrevista com o Felipe Costa Gualberto (MVP) nós vamos te contar sobre o programa de certificações Microsoft e o que significa cada sigla.
Como Funciona o Programa de Certificações Microsoft
A Microsoft tem um programa de certificações, assim como outros mercados como gerenciamento de projetos, PMP, e pelo incrível que pareça o de Office é o menos conhecido.
Eu vou falar um pouco sobre a certificação do Office, e depois o Felipe vai falar mais sobre o MVP.
A Microsoft criou a certificação do Office de uma maneira diferenciada do que tem nas outras. Então, pra quem não sabe das outras, você estuda, faz muitos e muitos cursos depois você faz uma prova em centros especializados e autorizados, que são pouquíssimos no Brasil, e se você atingir a média mínima você recebe um certificado e juntando certificados você recebe um título pela Microsoft que te da um reconhecimento muito legal no mercado de trabalho e no Currículo.
E o grande desafio foi pensar como podemos mensurar o conhecimento do Office. Acredito que esse tenha sido o grande ponto da Microsoft: criaram as provas práticas, ou seja, você pode ser especialista em Excel, Word, PowerPoint, Project etc…
Creio que dessa forma seja mais simples e “justo” pois é muito difícil avaliar um especialista numa prova em que você tem que assinar alternativa A,B,C ou D. Então, através das provas práticas isso se torna mais fácil de ser avaliado.
A prova de Word você tem que abrir um documento, tem um determinado tempo, que era 40 minutos da última vez que fiz. A prova de Excel idem, você abre uma planilha e executa as atividades propostas.
A prova, inclusive é paga, e até onde sei estava 80 dólares, então não da pra brincar em serviço.